Horário: Segunda - Sexta - 8:00 - 20:00
BLOG NEW

WHAT'S NEW IN MEDICALPRO

fisioterapia pediátrica

Fisioterapia Pediátrica

em : 22 Janeiro, 2018 comentários : (Comentários fechados em Fisioterapia Pediátrica)

Prevenção, Diagnóstico e Reabilitação

Segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF), a Fisioterapia pediátrica é o ramo da Fisioterapia que actua na prevenção, diagnóstico e reabilitação de condições de saúde em bebés, crianças e jovens até aos 18 anos. Aplica os seus conhecimentos e competências nas áreas de desenvolvimento, ortopedia e respiratória. Centrando-se na melhoria da qualidade de vida, na sua integração social e familiar e no aumento da sua funcionalidade.

A abordagem realizada pelo fisioterapeuta pediátrico, tal como em outras áreas, é individual e altamente personalizada, baseando-se numa avaliação minuciosa da criança/jovem.

O que difere e torna esta área tão aliciante para os profissionais que nela intervêm é que, em idades mais precoces, o fisioterapeuta tem de ser capaz de aliciar a criança, interagindo através do brincar, conquistando-o e levando assim o tratamento a “bom porto”, através de jogos e brincadeiras, alcançando os objectivos propostos.

A sessão de fisioterapia tem de ser um momento agradável e lúdico que inclui o ensino à criança/jovem, aos pais/cuidadores e a todos os intervenientes no seu desenvolvimento.

A fisioterapia pediátrica pode ser aplicada em casos de patologias do foro respiratório (infecções respiratórias de repetição e bronquiolites), recuperação de fraturas, malformações congénitas do pé, espinha bífida, paralisia cerebral, síndrome de Down, torcicolo congénito, luxação congénita da anca e paralisias obstétricas.

São utilizados exercícios, alongamentos e técnicas manuais específicas para cada caso, com acompanhamento constante do fisioterapeuta. Dependendo da necessidade, podem ser utilizados equipamentos para auxiliar na reabilitação. Seja qual for a patologia ou disfunção, a fisioterapia deve ser iniciada o mais cedo possível, de forma a garantir os melhores resultados possíveis e a diminuir qualquer alteração que perdure a longo prazo.

Especificando mais um pouco quanto à intervenção do fisioterapeuta na área:
  • Pediátrica neurológica: actua na prevenção e reabilitação da parte do desenvolvimento motor da criança, cuja abordagem é baseada maioritariamente em técnicas neurológicas e cardio-respiratórias de acordo com a avaliação das necessidades. Bebés com atraso do desenvolvimento motor, que não apresentam o desenvolvimento dito como normal e esperado para a sua idade, são sujeitos a estímulos precoces através de actividades lúdicas, associadas ao ambiente familiar, para despertar o mesmo para actividades e brincadeiras próprias da sua idade para uma maior independência.
  • Pediátrica respiratória: é a área que previne e trata infecções do trato respiratório, utilizando técnicas específicas (aerossolterapia, técnicas de higiene brônquica e técnicas de aumento do volume pulmonar) e exercícios para promover a diminuição da obstrução brônquica e higienização pulmonar contribuindo para o alívio da dificuldade respiratória da criança. Ajuda também na diminuição do número de agudizações e de internamentos, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de vida da criança e respectivos familiares.

 

A Fisioterapia tem um papel essencial no crescimento do seu bebé!

 

 

Referências Bibliográficas
– Behrman, R. a. (2005). Tratado de pediatria 17ª edição. Elsevier.
– Frownfelter, D., & Dean, E. (2004). Fisioterapia Cardiopulmonar – princípios e prática 3ª edição. Revinter.
– Kemp, H., O’Brien, D., & Silver, H. (1986). Pediatria – Diagnóstico e Tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara.
– Postiaux, G. (2004). Fisioterapia Respiratória Pediátrica. Artmed.
– Pountney, Teresa. (2008). Fisioterapia Pediátrica. Rio de Janeiro: Elsevier.
– Presto, B., & Damázio, L. (2009). Fisioterapia Respiratória 4ª edição. Elsevier.
– Grupo de Interesse de Fisioterapia em Pediatria. Disponível em: http://gifip.apfisio.pt/index.php

MARCAÇÕES DE CONSULTAS ONLINE

Marque já a sua consulta online, faça o seu registo no site, marque a sua consulta e aguarde o email de confirmação.